Soldadores robóticos na Drake Trailers proporcionam uma redução de 64% no tempo do ciclo

O sistema de soldagem robótico na Drake Trailers faz agora parte da sua força de trabalho e proporcionou vária vantagens em termos de segurança e produtividade para o fabrico dos seus reboques de equipamento pesados.

A Drake Trailers, uma empresa australiana, é especializada na conceção e no fabrico de carregadores de baixo perfil, transportadores para minas e reboques com plataformas dirigíveis, incluindo todo o equipamento auxiliar, eixos, unidades de suspensão e outro equipamento usado na indústria de transporte pesado.

Quando se depende fortemente da precisão e fiabilidade da maquinaria para o produto acabado, tem de se ter 100 % de confiança na solução do sistema implementado. Não é só a qualidade do produto que corresponde a um incentivo significativo, mas a produtividade acrescida permite obter um rendimento adicional.

A ideia de integrar a soldagem robótica no processo de fabrico de reboques inicialmente suscitou preocupações quanto ao facto de estes soldadores robóticos poderem resultar em perdas de empregos. Quase uma década depois, os medos comprovaram ser infundados e a soldagem robótica demonstra vantagens claras para os fabricantes de reboques na Austrália e para as pessoas que substituíram na linha de produção, estando agora, muitas das mesmas a usar as suas competências de formas muito mais compensadoras.

Os dois principais tipos de soldadores robóticos são:

  • Robôs articulados que integram juntas e braços rotativos, criando uma zona de trabalho com forma irregular
  • Robôs retilineares que se deslocam numa linha em qualquer um dos três eixos e também fornecem o movimento rotativo utilizando uma junta tipo pulso que cria uma zona de trabalho em forma de caixa.

O robô de soldagem retilinear é a forma mais comum usada pelos fabricantes de reboques australianos

Vantagens para a segurança

A soldagem é um trabalho perigoso. As estatísticas mais recentes disponibilizadas pela Safework Australia indicam que todas as funções, cargos de engenharia de fabrico, incluindo a soldagem, foram responsáveis por 5.620 reclamações graves em 2013/14. Os perigos associados aos métodos de soldagem tradicionais incluem:

  • Choque elétrico,
  • Fumos e gases tóxicos – a inalação de manganês pode provocar lesões muito graves no cérebro e no sistema nervoso, e se a soldagem for realizada na proximidade de solventes com hidrocarbonetos clorados, a luz ultravioleta pode reagir com os solventes para formar gás fosgénio, que é fatal, mesmo em pequenas quantidades.
  • Problemas respiratórios, uma vez que respirar óxido de ferro irrita as passagens nasais, a garganta e os pulmões.
  • Incêndio e explosões
  • ‘welder’s flash’ (resplendor do soldador) – também conhecido como queimadura da córnea causada pela exposição a luz ultravioleta que lesiona permanentemente a córnea ocular.

As novas tecnologias destinadas a melhorar a segurança dos trabalhadores têm sido histórica e amplamente apoiadas pelos fabricantes de reboques na Austrália e agora os soldadores robóticos são uma característica padrão do cenário das oficinas, tendo comprovado o seu valor em termos de melhoria da segurança num dos mais elevados locais de risco na linha de produção.
E embora os soldadores robóticos possam ter substituído os soldadores tradicionais nas áreas mais perigosas do processo de produção, existirão sempre funções para comerciantes de soldagem altamente qualificados na conceção e no fabrico de equipamento pesado, onde continua a existir um elevado grau de personalização.

Vantagens para a produtividade

A produtividade é frequentemente o ponto de partida quando se avaliam as vantagens da automação e, no que respeita a soldagem robótica, não há qualquer dúvida de que a produtividade melhorou. Uma das principais vantagens para os fabricantes de reboques na Austrália é que a velocidade de um soldador robótico diminui o custo da unidade, permitindo aos fabricantes locais competirem com importações mais económicas, sendo mais importante do que nunca, à medida que nos dirigimos em direção ao fim do boom dos recursos.

Vantagens para a qualidade

A soldagem robótica não é só rápida, mas também imbatível em termos de precisão. Estima-se que um soldador robótico consegue alcançar o ângulo de soldagem, velocidade e distância corretos com uma precisão repetível de (± 0,04 mm). Isto significa que cada junta de soldagem individual é produzida com os melhores padrões de qualidade possíveis, reduzindo significativamente a necessidade de uma remodelação dispendiosa.

Tal como as vantagens para a produtividade que analisámos na primeira parte, as melhorias na qualidade e consistência significam que o nosso preço unitário é reduzido enquanto a qualidade é efetivamente melhorada. Em termos de qualidade, os fabricantes de reboques australianos estão agora a produzir melhores reboques do que nunca.

A soldagem perfeita em qualquer momento

A consistência faz parte da equação da qualidade para os fabricantes de reboques, pois garante a fiabilidade do produto. A soldagem manual exige um elevado nível de competências, bem como concentração para alcançar a consistência. Um soldador robótico consegue executar de forma precisa e contínua o mesmo ciclo de soldagem durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para os fabricantes de reboques na Austrália, a fiabilidade do produto é essencial, tal como o Diretor geral da Drake Trailers, Khali Lake explica. As vantagens da consistência de um soldador robótico resultam diretamente num reboque de equipamento pesado mais fiável.

“Os nossos reboques são usados em algumas das partes mais remotas do país, numa vasta gama de indústrias. Os nossos clientes necessitam de um produto que não exija trabalhos regulares de manutenção ou reparação não planeados. Utilizar um soldador robótico garante a consistência ao longo do processo de fabrico de reboques que, por sua vez, fornece o produto mais fiável possível. Sabemos que cada soldagem será realizada ao mais elevado nível para o qual foi concebida, o que fornece aos nossos clientes um reboque no qual podem confiar.”

Soldadores do futuro

As vantagens dos soldadores robóticos excederam as expetativas, não só para os fabricantes de reboques, mas para todas as empresas que usam soldagem no seu fabrico. Nos anos desde que a Drake Trailers comprou o primeiro soldador robótico em 2007, o mercado para soldadores robóticos cresceu mais rapidamente do que qualquer outro robô industrial, onde se prevê que o valor estimado da soldagem robótica e do mercado de acessórios exceda os 1,9 mil milhões de dólares em 2017.

Obtenha mais informações sobre a solução de soldagem robótica implementada para a Drake Trailers e as vantagens que está a dar ao ler o Estudo de caso do projeto.

×

×
Top