Smithfield Foods Bladestop

Durante anos, a Smithfield tem vindo a trabalhar para minimizar ao máximo os riscos para os nossos trabalhadores no processamento de carne, principalmente através da introdução de serras robóticas ou inserção por esteira.

Embora tenhamos conseguido automatizar uma grande parte das nossas operações, existem ainda alguns processos que necessitam de intervenção humana. Uma vez que a forma e o tamanho dos suínos varia, precisamos que os nossos funcionários supervisionem determinados cortes.

Felizmente, foi desenvolvida uma tecnologia de vanguarda para ajudar a reduzir os riscos inerentes ao trabalho com serras de fita de introdução manual. Nos últimos anos, analisámos de perto a mais recente tecnologia e até investimos na nossa própria investigação e em iniciativas de desenvolvimento de soluções que podem ajudar a proteger os nossos trabalhadores de lesões acidentais provocadas por serras.

Nos últimos três anos, a Smithfield Foods gastou aproximadamente $159.000 com lesões associadas a serras de fita. A empresa acredita que o BladeStop poderia ter impedido todos os eventos que provocaram estes incidentes.
Em 2015 começámos a introduzir o BladeStop, uma tecnologia patenteada fabricada por uma empresa australiana que acreditamos ser uma das soluções mais inovadoras em termos de segurança de serras disponíveis na atualidade.

A tecnologia BladeStop usa um sofisticado sistema de sensores para identificar rapidamente quando o operador entra em contacto com a serra. Em seguida, a serra é desligada mecanicamente em 15 milissegundos a partir do contacto do operador - um período de tempo que pode constituir a diferença entre um corte menor e uma lesão que poderá mudar a vida, exigindo pontos ou até mesmo a amputação. A Smithfield trabalhou intensivamente com o fabricante para personalizar as serras de acordo com as necessidades específicas das nossas instalações.

“As serras de fita sempre foram muito importantes para mim,” diz John Tignor, diretor da divisão de saúde, segurança e proteção. “Estamos constantemente a tentar encontrar novas soluções na nossa indústria.” Para Tignor, que faz parte da indústria há quase 30 anos e que supervisionou várias das iniciativas de segurança das serras, investigação e desenvolvimento na Smithfield, as lesões provocadas pelas serras de fitas são um problema que afeta muito a empresa.

“O meu pai perdeu um polegar numa lesão provocada por uma serra em 1971 e, sempre que o vejo, penso nisso.”

A Smithfield venceu o Safety First Grant, no valor de $10.000, da Safety National Casualty Corporation em 2015, um programa de subsídios que financia soluções de segurança inovadoras, pela nossa implementação do BladeStop™.

Depois de testar uma serra BladeStop™ na unidade da Smithfield na Virginia, encomendámos cinco serras adicionais para essas instalações. Com quase o dobro do custo das serras de fita tradicionais, as serras BladeStop podem ter custos proibitivos num âmbito mais alargado, mas pretendemos expandir ainda mais a utilização desta tecnologia nas outras unidades da Smithfield.

“A tecnologia BladeStop™ eficaz utilizada nas nossas serras de fita reduziu significativamente os riscos para a segurança e os incidentes”, diz Parul Stevens, Vice-presidente da divisão de gestão de riscos da Smithfield.

“Gosto mesmo do BladeStop™,” diz Derrick H., um operador de serras. “A serra exige uma verificação da luva e um auto-teste, o que garante ao operador que está a funcionar corretamente. É uma excelente melhoria para a segurança.”

A Smithfield venceu o Safety First Grant, no valor de $10.000, da Safety National Casualty Corporation em 2015, um programa de subsídios que financia soluções de segurança inovadoras, pela nossa implementação do BladeStop™.

“Ficámos impressionados com a solução inovadora e impactante criada pela Smithfield para reduzir o risco de lesões para os funcionários e subsequentes perdas de compensação dos trabalhadores na sua organização,” diz David Snodgrass, Vice-presidente assistente dos serviços de controlo dos riscos na Safety National. “Acreditamos que esta tecnologia tem aplicação para além da Smithfield e esperamos ansiosamente por ver como servirá de modelo para outros negócios que lidam com riscos semelhantes.”

Obtenha mais informações sobre a tecnologia de serras de fita BladeStop para unidades de processamento de carne

smithfield

×

×
Top